segunda-feira, 19 de março de 2012

VAGAS - SEGURANÇA DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE




















CONSTRUTORA QUEIROZ GALVÃO S/A / Vital engª
 
Construção Industrial 

Av Carlos Alberto Chebabe 2695 - Parque Guarus

Campos, RJ  (22) 2739-4108

1 vaga Gestor Ambiental

·      
MRV EMPREENDIMENTO

Construção Civill

Avenida Presidente Kennedy, 464 Jockey - Campos dos Goytacazes RJ

5 Vagas técnico Segurança do Trabalho / Campos e Macaé





CÓDIGOS DE CORES - RESÍDUOS



 RESOLUÇÃO CONAMA N° 275 DE 25 DE ABRIL 2001
O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das atribuições que lhe conferem a Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, e tendo em vista o disposto na Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e no Decreto no 3.179, de 21 de setembro de 1999, e  Considerando que a reciclagem de resíduos deve ser incentivada, facilitada e expandida no país, para reduzir o consumo de matérias-primas, recursos naturais não-renováveis, energia e água;
Considerando a necessidade de reduzir o crescente impacto ambiental associado à extração, geração, beneficiamento, transporte, tratamento e destinação final de matérias-primas, provocando o aumento de lixões e aterros sanitários;
Considerando que as campanhas de educação ambiental, providas de um sistema de identificação de fácil visualização, de validade nacional e inspirado em formas de codificação já adotadas internacionalmente, sejam essenciais para efetivarem a coleta seletiva de resíduos, viabilizando a reciclagem de materiais, resolve:
Art.1º Estabelecer o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva.
Art. 2º Os programas de coleta seletiva, criados e mantidos no âmbito de órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, direta e indireta, e entidades paraestatais, devem seguir o padrão de cores estabelecido em Anexo.
§ 1o Fica recomendada a adoção de referido código de cores para programas de coleta seletiva estabelecidos pela iniciativa privada, cooperativas, escolas, igrejas, organizações não-governamentais e demais entidades interessadas.
§ 2o As entidades constantes no caput deste artigo terão o prazo de até doze meses para se adaptarem aos termos desta Resolução.
Art. 3º As inscrições com os nomes dos resíduos e instruções adicionais, quanto à segregação ou quanto ao tipo de material, não serão objeto de padronização, porém recomenda-se a adoção das cores preta ou branca, de acordo a necessidade de contraste com a cor base.
Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
JOSÉ SARNEY FILHO
Presidente do CONAMA

                   Padrão de Cores
 Azul
 Papel / papelão
 Vermelho     
 Plástico
 Verde
 Vidro
 Amarelo
 Metal
 Preto
 Madeira
 Laranja
 Resíduos perigosos
 Branco
 Resíduos ambulatoriais e de Serviços de Ssaúde
 Roxo
 Resíduos radioativos
 Marron
 Resíduos orgânicos
 Cinza
 Resíduo  não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação




domingo, 18 de março de 2012

SINDICATO EXIGE A PARALISAÇÃO DAS OBRAS EM P-65



sindipetronf.org.br

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense exigiu através de ofício enviado por e-mail aos órgãos competentes do setor, a paralisação das obras na P-65. Na ocasião a paralisação refere-se aos transbordos realizados diariamente de trabalhadores que desempenham suas atividades nas obras de P-65 e pernoitam em outras unidades.   O sindicato exige ainda o cumprimento do ANEXO II da NR 30 em seus itens  10.5.1 e 10.5.3.1  referente a acomodações. Segundo o sindicato  o ofício será protocolado amanhã na SRTE e na Petrobrás.

Abaixo um vídeo sobre transbordo.



CONCURSO PARA GUARDA - PARQUES


inea.gov.br
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Instituto Estadual do Ambiente destinado à contratação temporária de 220 guarda-parques. Segundo o edital disponível no endereço eletrônico da Fundação Euclides da Cunha www.fec.uff.br. Para região norte noroeste são 18 vagas para Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos, 08 em São Francisco de Itabapoana, 10 em São João da Barra, Resende e Itatiaia.

REQUISITOS E SALÁRIO
A remuneração mensal será de R$ 1.500,00 em jornadas de 40 horas semanais, mas para garantir este vencimento o candidato deverá atender a uma série de requisitos como: ter idade mínima de 18 e máxima de 45 anos, estar em gozo dos direitos políticos, estar quite com as obrigações militares e eleitorais, ter concluído o Ensino Médio, ter altura mínima de 1,60 metros.

PROVAS
O processo seletivo será composto por três etapas, sendo a primeira constituída de avaliação intelectual por meio de prova objetiva com 60 questões sobre Língua Portuguesa Conhecimentos Específicos, a segunda fase será a avaliação de aptidão física e a terceira será constituída de prova de títulos.
As informações sobre os locais e os horários de aplicação das provas serão disponibilizadas no site da organizadora com antecedência mínima de cinco dias.

OUTRAS INFORMAÇÕES

São atribuições do guarda-parque: desempenhar ações de educação ambiental; prevenir, fiscalizar e combater incêndios florestais e queimadas no interior das unidades de conservação e em seu entorno imediato; garantir a segurança dos visitantes e funcionários das unidades de conservação; empreender ações de busca e salvamento no interior das unidades de conservação; zelar pela vida selvagem, pelas belezas cênicas e, quando for o caso, pelo patrimônio histórico, arqueológico, paleontológico e espeleológico; zelar pelo cumprimento da legislação ambiental e atos normativos específicos das unidades de conservação; promover atividades de interpretação natural, cultural e histórica relacionadas à unidade de conservação; promover ações de caráter socioambiental voltadas para as comunidades do entorno da unidade de conservação ou ainda residentes em seu interior; zelar pelo patrimônio físico das unidades de conservação; desempenhar ações de educação e conscientização ambiental, bem como auxiliar, quando necessário, nas demais atividades administrativas das unidades de conservação; e apoiar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro em caso de calamidade pública.

sábado, 17 de março de 2012

SEGURANÇA COMEÇA EM CASA



Confira algumas dicas para tornar os ambientes de sua casa cada vez mais seguros:

Sala
Tapetes antiderrapantes são excelentes alternativas neste ambiente onde a movimentação é maior. Se você tiver espaço, prefira os tapetes grandes aos pequenos, pois a possibilidade de escorregar neles é menor.
 É fundamental ter protetores de canto nas quinas das mesas, da estante e das cadeiras.
 O ideal é ter vasos de plantas fixados ao teto para não correr o risco da criança querer experimentar o gosto de nenhuma folha.
 Coloque travas nas portas e protetores de tomadas para evitar choques.
 Evite objetos de vidro e cerâmica.
 Deixe sempre grades ou proteção em tela nas janelas.

Quarto

Procure manter o berço livre de objetos que possam servir de apoio para o bebê. Assim, você evita o risco de ele “escalar” o bercinho e acabar caindo.
Camas precisam de grades, não esqueça. 
Crianças levam à boca tudo o que encontram, é normal. Para evitar que elas comam o que não devem, compre sempre brinquedos indicados à faixa etária.
Assim como na sala, mantenha grades ou proteções em tela em todas as janelas.
Leve sempre tudo o que você precisa quando for trocar a criança. Cômodas são campeãs em acidentes.
Deixe as prateleiras altas para guardar os enfeites menores.

Banheiro

Deixe toalhas e tudo o que for precisar, à mão. Nunca deixe a criança sozinha na banheira.
Se seu bebê já engatinha, coloque um tampo pesado para o vaso sanitário, assim não corre o risco de ele abrir e cair lá dentro.
Banhos de chuveiro precisam ser acompanhados de perto e de preferência, sempre sobre um tapete emborrachado.
Deixe os produtos de higiene e beleza na prateleira mais alta e de difícil acesso, de modo que, sempre que ele quiser usar, precise da sua ajuda.
Remédios devem ser escondidos ou guardados à chave.
  
Cozinha

Procure manter os cabos das panelas voltados para dentro do fogão.
Lugar de talheres é na gaveta.
Mantenha a tampa de vidro do fogão abaixada quando não estiver cozinhando.
Muito cuidado com acendedores, fósforos e com o fogão em geral. O ideal é ensinar a criança para que não entre na cozinha quando não tiver ninguém por lá.
Deixe os alimentos pesados ou enlatados em uma altura em que o pequeno não possa alcançar. Faça o mesmo com sacolas plásticas, para não correr o risco de asfixia.
Como apagar fogo em óleo quente.
Caso você esqueça no fogo a panela ou frigideira com óleo, e este pegue fogo, NÃO ENTRE EM PÂNICO.

Siga as instruções abaixo:

1. DESLIGUE O FOGO;
2. MOLHE um pano, torça-o, retirando o excesso de água, para que este NÃO PINGUE;
3. Coloque o pano sobre a panela/frigideira e espere até que esfrie (não saia mais vapor);
4. NUNCA TENTE MOVER A PANELA ou a FRIGIDEIRA;
5. NUNCA JOGUE ÁGUA, pois os respingos carregarão fogo junto e os efeitos são devastadores.
Mas a principal dica é: caso você não saiba exatamente o que fazer, abandone a área de incêndio e chame os Bombeiros.








DDS - UMA FERRAMENTA A FAVOR DA SEGURANÇA













O DDS – Diálogo Diário de Segurança é uma das ferramentas de segurança do trabalho  mais usada nas empresas.

O DDS é uma ferramenta já bastante antiga e que já foi chamada de minuto da segurança, mas que continua muito atual. Na década de 90 o DDS surgiu como uma ferramenta poderosa na prevenção de acidentes e até hoje o seu formato não mudou. O que mudou foi a amplitude de sua aplicação o que acabou por gerar novas siglas, tais como: DDHS – Diálogo Diário de Higiene e Segurança; DDHSMA – Diálogo Diário de Higiene Segurança e Meio Ambiente; DHSMQ – Diálogo Diário de Higiene, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, etc.

Como podemos ver, a diversidade de assuntos passou de, apenas Segurança do Trabalho, para: Segurança do Trabalho, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade. Isso se deve ao fato de que as empresas vislumbraram nessa ferramenta a oportunidade de fazer com que os colaboradores passassem a discutir em seu dia-a-dia assuntos que envolvem o interesse de todos. 
  •     O que é o DDS?
É um diálogo destinado a despertar no colaborador a conscientização envolvendo suas atividades diárias. 
Conscientização aqui pode ser definida como a preocupação constante com segurança do trabalho, saúde, meio ambiente e qualidade.
  •    Onde aplicar o DDS?
O DDS pode ser realizado em uma sala de reunião ou mesmo no próprio local de trabalho.
  •    Duração
O DDS não deve ultrapassar 15 minutos, porém a recomendação é de 5 minutos.
  •    Responsável
O responsável pela aplicação do DDS é do supervisor do trabalho, mas ele pode escolher alguém do grupo para apresentar o tema escolhido.
Definição do (os) tema (s). Sempre que possível, é interessante que o TST faça uma introdução.
Os temas devem ter ligação com o tipo de atividade executada pelo grupo. 
É possível fazer uma lista de temas para o ano todo e eventualmente, um ou outro tema específico pode ser apresentado, caso seja necessário.
 Recomendações
1.     Todos devem assinar uma lista de participação no DDS;
2.     O DDS não é uma reunião, portanto não se deve abrir para discussão em torno do tema apresentado ou você acabará perdendo o controle;
3.     Não deixe que assuntos paralelos desviem a atenção do tema escolhido;
4.     O Serviço de segurança deve auditar (registrar em formulário próprio) os DDS para saber se estão sendo realizados a contento.



sexta-feira, 16 de março de 2012

CAMPOS TERÁ "100%" DO ESGOTO DO TRATADO


A empresa Águas do Paraíba, informou nesta quarta-feira (14), na reunião do Conselho Regional da FIRJAN, que a partir do próximo dia 28, data de aniversário do município, não lançará mais esgoto “in natura” no rio Paraíba do Sul. Em palestra na FIRJAN, onde compareceu acompanhado de uma equipe de técnicos, o superintendente da empresa, Mário Fazza, disse com orgulho que Campos será a primeira cidade no Estado a conseguir esse feito, o que será possível com a entrada em operação da sexta estação de tratamento de esgoto, em fase final de construção no bairro Matadouro, próximo à UENF. Segundo o superintendente, a empresa conseguirá, assim, tratar 100 por cento do esgoto que coleta por redes próprias, além da que recolhe de fossas, em frota de caminhões da própria empresa, pois todo o material coletado vai para as estações de tratamento.
''Esperamos que o esgoto tratado que será lançado no Rio Paraíba do Sul emCampos-Rj, esteja dentro dos padrões mínimos de descarte, mas sem dúvida é um avanço e o Meio Ambiente agradece, porém é preciso mais.
Há descarte de esgoto “in natura’’ainda, das comunidades próximas do rio sem tratamento algum e das indústrias instaladas ao longo do rio, que constantemente contribuem e muito com a degradação do Paraíba. É importante  que o poder publico se envolva nesse assunto e trate o meio ambiente com seriedade, um trabalho preventivo, educacional e com fiscalizações, é essencial para a preservação desse recurso limitado.''


Comunidade entre o Rio Paraíba do Sul e BR-356 em Guarus.

Cia Siderúrgica Nacional - CSN em Volta Redonda

Usina Hidrelétrica de Simplício em Sapucaia - RJ









CAOS NO HELIPORTO DO FAROL DE SÃO THOMÉ


A forte chuva que atingiu a região do Farol de São Tome causou caos no heliporto. O saguão ficou lotado de passageiros, e alguns não tinham nem lugar para sentar. Apesar do temporal, o voo de P-18 saiu, mas teve que retornar quando estava quase chegando no campo de Marlin.
Uma solução para esse problema seria a utilização do aeroporto Bartoleu Lizandro em Campos - RJ, para realizar parte desses vôos com destino a Bacia de Campos. Empresas do ramo de aviação que prestam esses serviços, já estariam viabilizando essa possibilidade.
Apesar das denúncias constantes do Sindipetro-NF, a infraestrutura oferecida para os passageiros no Farol continua crítica. Além disso, a diretoria do sindicato não aceita que vidas sejam colocadas em risco pelas empresas, que insiste em realizar voos em condições meteorológicas tão severas.

P-36 11 ANOS DO ACIDENTE




Fonte-Sindipetro NF
Petroleiros da Bacia de Campos realizaram na manhã de 15/03 atos públicos no heliporto do Farol de São Thomé, em Campos, e nos aeroportos de Macaé e Cabo Frio, para lembrar a passagem dos 11 anos do acidente com a plataforma P-36, que causou a morte de 11 trabalhadores e o afundamento da unidade em março de 2001.
 O acidente

O acidente da P-36 aconteceu nas primeiras horas da madrugada do dia 15/03/2001 no campo do Roncador. Tudo começou com duas explosões em um dos pilares da plataforma, desestabilizando a estrutura, que ficou inclinada. Na hora do acidente, existiam 175 petroleiros na unidade e 11 deles morreram. Apenas dois corpos foram resgatados.

Na última terça-feira (13), um acidente com a plataforma SS-39 fez com que muita gente revivesse o caso da P-36. Um incêndio em um dos pilares da unidade alertou todos os 102 petroleiros da unidade. A produtora chegou a ficar inclinada. O incêndio e a inclinação foram controlados e a unidade já voltou a operar, mas a Petrobras acionou um esquema especial para o caso de precisar transferir os trabalhadores para unidades próximas, como aconteceu há 11 anos.


A Petrobras teve 1.606 acidentes de trabalho em 2011 somente na Bacia de Campos, segundo levantamento do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF). Foram quatro ocorrências por dia. De acordo com o sindicato, 119 trabalhadores morreram enquanto trabalhavam na Bacia de Campos desde 1998, sendo 85 terceirizados e 34 efetivos da Petrobras. A Petrobras alega que trabalha preventivamente para que não ocorram acidentes e que investiu US$ 5,2 bilhões em segurança, meio ambiente e saúde no ano passado.


200 VAGAS DE ESTÁGIO NO HGG





O vice-prefeito e presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Doutor Chicão, assinou dia 14, o termo de cooperação com instituições de ensino, visando à prática de estágio acadêmico curricular supervisionado 2012. São oferecidas mais de 200 vagas que serão divididas entre nove instituições de ensino.

— É muito importante a formalização deste convênio. É uma forma de proteger a instituição e os alunos. Toda transformação começa pela educação —  destacou o vice-prefeito e presidente da FMS. De acordo com Edmary Mothé, da assessoria de estágio da Fundação, cada aluno deverá cumprir uma carga horária semanal de pelo menos 30 horas. Cada estagiário deverá atuar nas unidades por um período médio de um ano.

As áreas são as seguintes: medicina, farmácia, nutrição, fisioterapia, enfermagem, serviço social, técnico em enfermagem e técnico em radiologia. O estágio poderá ser realizado em qualquer uma das unidades de saúde da FMS. As faculdades, em contrapartida, deram bolsas de estudos para serem destinadas a funcionários modelo, segundo um critério interno da superintendência de Gestão de Pessoas da FMS.

 As unidades de ensino conveniadas são as seguintes: UFF (serviço social), IFF-Guarus (técnico de enfermagem), Instituto Politécnico de Ensino (técnicos de enfermagem e radiologia), Santa Casa (técnico de enfermagem), Universidade Estácio de Sá (enfermagem e fisioterapia), Universo (enfermagem), Faculdade Redentor (enfermagem, serviço social, nutrição e fisioterapia), Uniflu (bucomaxilo) e Fundação Benedito Pereira Nunes (medicina e farmácia).


USINA DE COMPOSTAGEM DE SANTO AMARO PRODUZ ADUBO ORGÂNICO





Fonte Secom Campos

A Usina de Triagem e Compostagem de Santo Amaro funciona na produção de adubo orgânico e no recebimento de materiais reciclados, que são destinados à doação a entidades cadastradas na Sociedade de Apoio à Criança e ao Idoso (Saci). Só no ano passado, foram recolhidas cerca de 800 toneladas de material reciclados.
Os materiais reciclados recebidos nos postos de coleta são trocados por pacotes de aproximadamente 2 kg de adubo orgânico. Em 2011, foram entregues 35 mil pacotes.
A troca de um saco de materiais reciclados por um pacote de adubo orgânico faz parte do projeto Vale Reciclagem. As pessoas interessadas em participar do projeto devem comparecer aos postos de coleta do Jardim São Benedito, Parque Guarus, sede da Secretaria de Serviços Públicos, além dos entulhódromos na Avenida Zuza Mota, Parque Presidente Vargas; e na Avenida Teresópolis.
O diretor de coleta seletiva, Eduardo Parente, informa que o adubo orgânico é produzido na Usina de Triagem e Compostagem, no distrito de Santo Amaro, e que o material reciclável e orgânico também é direcionado para lá, após a coleta nos postos. Posteriormente, o lixo orgânico é transformado em adubo orgânico.
Parente ressalta que caso a pessoa queira maior quantidade de adubo, terá que ligar para os números 2726-4343 e 2726-4809, para que seja autorizada a retirada. O adubo pode ser utilizado na fertilização de plantio agrícola, em jardins e pomares.